Finalidade:
Este tópico visa orientar o técnico do suporte na utilização de portas. Primeiramente você deve saber o que significa a expressão "portas" em um ambiente de rede, na verdade, o nome é bem intuitivo. Portas, são exatamente "portas" para que os programas específicos acessem o mundo lá fora utilizando sua conexão com a internet ou para que o mundo lá fora possa "escutar" certos programas. Para abrir ou fechar portas do nosso sistema, você deve utilizar no firewall do Windows o item Regras de Firewall. 

Outro ponto importante a ser lembrado, é que existem certas portas que não devem ser bloqueadas, pois podem bloquear alguns programas que utilizam a conexão com a internet. O mais interessante, é saber quais portas você utiliza e fechar as outras, as portas mais usadas estão descritas na tabela abaixo:

   80         HTTP          21         TCP/FTP     22     TCP/SSH     
   23         TCP/Telnet         25        TCP/SMTP     53     UDP/DNS     
   67         TCP/Bootps          68        TCP/Bootpc     69     UDP/TFTP     
   110         TCP/POP3         123         UDP/NTP    137 e 138     UDP      
   139          TCP/NetBIOS        143        TCP/IMAP     177     TCP/XDMCP     
   389          TCP/LDAP        443        TCP/HTTPS     445     TCP/CIFS     

Nota:
A título de conhecimento temos as seguintes portas que devem ser liberadas para uma instalação bem sucedida do Seac e Manager:

- Manager portas 8081 e 9099

- Terminal Server porta 3389

- Seac (MySQL) porta 3306

- Postgres porta 5432  

 

Passo 1:
Abra as opções avançadas do Firewall do Windows 7 ou Server 2008

 

Passo 2: 
Clique com botão direito do mouse em "Regra de Entrada" e selecione a opção "Nova Regra".

 

Passo 3:
Para a pergunta "Que tipo de regra você deseja criar?" selecione a opção "Porta". Para prosseguir clique no botão [Avançar].

Passo 4:
Para a pergunta "Essa regra se aplica a todas as portas locais ou a portas locais específicas?" selecione "Portas Locais Específicas" digite 3306. Para prosseguir clique no botão [Avançar].

 

Passo 5:
Para a pergunta "Que ação deve ser tomada quando uma conexão corresponde às condições especificadas?" selecione "Permitir Conexão". Para prosseguir clique no botão [Avançar].

 

Passo 6:
Para a pergunta "Quando essa regra se aplica?" selecione todas as opções Domínio, Particular e Público. Para prosseguir clique no botão [Avançar]. 

 

Passo 7:
Digite um nome e uma descrição para sua regra. Para facilitar, coloque o número 1 (um), antes do nome da regra,  isso faz com que ela apareça primeiro que as outras. Como sugestão de nome para lembrar para que ela serve e já que é uma regra voltada para desbloquear acesso ao MySQL, sugerimos 1 Desbloquear MySQL. Para prosseguir clique no botão [Concluir].

 

Passo 8:
Regra criada e porta desbloqueada.